What To Do

Amores & Sabores | Amena petisqueira em Campo de Ourique

Ainda antes do final da manhã, não resisto a uma ida ao mercado local, um dos mais antigos da cidade, fundado em 1934


A minha vida de sábado no tempo frio passa muitas vezes pelo bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, um dos mais vivos e gastronómicos da cidade. Começa no ginásio do Colégio Salesianos de Lisboa, onde fica o meu clube de judo, para uma indispensável actividade física mais intensa. Ainda antes do final da manhã, não resisto a uma ida ao mercado local, um dos mais antigos da cidade, fundado em 1934. No ano passado foi parcialmente remodelado e ganhou, na sua zona central, uma área gourmet, com vários quiosques onde se pode apreciar desde ostras a bifes. Mas não é para isso que lá vou, porque o meu fito é comprar peixe para levar para casa. 


O passeio a pé até ao mercado obriga-me sempre a passar pela igreja do Santo Condestável, templo neogótico construído em 1951, que abriga as relíquias de D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável do reino e nobre guerreiro português do século XIV. Vale sempre a pena uma espreitadela ao interior se estiver aberto, para ver os vitrais de Almada Negreiros que iluminam o altar. 


Depois da volta ao mercado do peixe, para olhar a frescura e aspecto de garoupas, douradas, lombos de atum ou camarão fresco da costa, entre outros, decido pela compra, ou não, e rumo, muitas vezes, a um passeio mais longo pelo bairro com paragem para um abraço ao meu amigo Arlindo Santos e dar uma volta, com os olhos, às centenas de garrafas de vinho expostas na sua loja, antes de rumar a casa. 


Algumas vezes que não resisto a ir com ele ao wine bar que tem em frente, o Aromas & Sabores em Campo d’Ourique, onde nos mantemos em amena e longa cavaqueira, falando um pouco de tudo, mas mais de vinho, a paixão comum, na companhia de um bom espumante nacional como o Herdade do Perdigão Bruto 2012, um pouco mais em conta, ou o mais dispendioso Hibernus Grand Cuvée vintage 2010, do enólogo José Carvalheira, com um prato de copita, presunto pata negra ou queijo. O sítio é de boa petisqueira e tem a vantagem de ter várias referências de vinho a copo, de todo o país, para experimentar. Por isso é fácil estar ali sem dar pela passagem do tempo. 


Mercado de Campo de Ourique


Morada: Rua Coelho da Rocha, Campo de Ourique, Lisboa

Telefone: 213 962 272

E-mail: mercado.campo.ourique@cm-lisboa.pt



Restaurante Aromas & Sabores em Campo d’Ourique


Morada: Rua Tomás da Anunciação, 44, Campo de Ourique, Lisboa

Telefone: 213 963 985 begin_of_the_skype_highlighting

E-mail:  aromas.winebar@gmail.com 




+MYLISBON
INFORMAÇÕES

Telefone: + 351 21 3963985

Morada: Rua Tomás da Anunciação, 44, - Campo de Ourique

Mini Countryman
LisbonLovers Shop