What To Do

LX Factory

Junto ao rio, quase debaixo da ponte 25 de Abril encontramos um antigo complexo de fábricas texteis da Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, mais tarde, surgiram as gráficas e tipografias, hoje, reiventaram–se sob um novo conceito - LX Factory.

A entrada é feita pelo discreto portão de ferro, no fundo de um beco de chão empredado que nos guia por uma revolução industrial de espírito criativo. 

 “Alegria no trabalho”, lê-se ao longe no colorido reservatório de água, uma mensagem de ânimo para os mais queixosos, se é que se podem queixar. Afinal de contas, o ambiente é de descontração total aqui fabricam-se novas ideias, arte, cultura e música.

Os barracões das antigas fábricas foram ocupados por espaços de cowork, ateliers, estúdios, galerias de arte, lojas, restaurantes, cafés e até um dentista, mantendo quase toda a estrutura original, deixando as paredes à imaginação da Street Art.

A livraria Ler Devagar, anteriormente uma gráfica, é hoje um local de culto não só da Lx Factory, mas de Lisboa. O barulho das máquinas foi substituído pela música jazz, e a enorme rotativa de imprimir jornais, está agora rodeada de livros a perder de vista e decorada com várias instalações artísticas. Uma livraria, que é também um café e um espaço de encontros literários e debates .

A LX Factory conta com uma programação mensal de concertos, workshops, exposições, open markets e vários eventos artísticos. 

Uma vez por ano abre as portas para o Open Day. Um dia em grande, preenchido por vários eventos culturais e exposições, onde podemos visitar livremente todos os espaços, desde editoras de livros e música a ateliers de artistas e designers.




+MYLISBON
Pay À Mesa
LisbonLovers Shop