What To Do

Café Lisboa

Jantar tendo como cenário  o Teatro Nacional São Carlos, inaugurado em 30 de Junho de 1793 pelo Príncipe D. João, é um privilégio inegável. Foi exatamente isso que aconteceu, no Café Lisboa, do Chef José Avillez. O interior do restaurante é elegante, está à altura da decoração do próprio teatro São Carlos, onde parece que todos os cantos e recantos nos podem contar histórias daquele edifício de tão magnifica beleza.

A noite não podia estar mais convidativa para experimentar a esplanada que tem como envolvente o largo do teatro São Carlos. Só a possibilidade de jantar junto a este edifício de grande prestigio e renome internacional, onde já cantaram nomes como Maria Callas, já poderia ser, por si só, o bastante. Mas aliar este cenário a um jantar muito especial, posso dizer-vos que é a fórmula para uma noite inesquecível.

O ambiente de todo o espaço que nos leva aos cafés do antigamente, em Lisboa,  locais de tertúlia, onde se podia falar sobre os mais variados temas, foi trazido para a nossa Lisboa do século XXI. A comida não podia ser mais apetecível, para começar o couvert foi um bom presságio para esta noite gastronómica. 

Tenho que destacar a manteiga de farinheira que é uma surpresa muito agradável, mas o queijo de cabra com casca de limão não podia ser mais perfeito, para quem gosta de queijo, que é o meu caso, posso afirmar que é um verdadeiro manjar dos deuses. Apetecia-me repetir vezes sem conta o contraste do sabor intenso do queijo com a leve acidez da casca de limão que transformam esta iguaria numa experiência a não perder. 

Como a ideia era reviver os paladares dos antigos cafés de Lisboa, decidi, como entrada, provar os croquetes de carne, os pasteis de massa tenra e as Portuguesinhas, recheados com carnes com o sabor do nosso tão conhecido Cozido à Portuguesa. Quase que não há palavras para explicar o quão delicioso é. As carnes muito saborosas e tenras e o toque do sabor do cozido é inesquecível.

Como prato principal haviam inúmeras escolhas, optei pelo clássico Bife Lisboa e provei o Bife com cogumelos Portobello. O primeiro prato, sem dúvida, é um regresso às origens, um bife do lombo de vaca com  um caldo, onde os ossos, as aparas da carne e as tão clássicas natas, reportam-nos de imediato para uma Lisboa antiga. O segundo prato, também um clássico, um bife de lombo acompanhado com cogumelos Portobello, é um deleite visual. Definitivamente dois pratos a não perder para quem é apreciador de boa carne.

Acompanhei o jantar com um vinho branco JA, projeto do Chef José Avillez e de José Bento dos Santos e um tinto da Herdade do Peso, Vinho do Monte, dois vinhos fantásticos. Ambos à temperatura certa, não podiam ser os mais adequados para os pratos que me deliciaram nesta experiência gastronómica.

Quando chegámos às sobremesas, mais uma vez a escolha não estava fácil, pedi ajuda a uma das colaboradoras do restaurante que me aconselhou, sem qualquer hesitação, o gelado, mousse e lascas de avelã acompanhadas com um toque de flor de sal. Vou confessar que a Flor de Sal deixou-me muito intrigado. Bastou a primeira colherada para que todas as dúvidas fossem dissipadas, a sensação foi fantástica. O contraste do doce do gelado, fresco, da mousse, doce, com a flor de sal, deixou-me rendido, a sobremesa ideal que deu ao jantar uma verdadeira pincelada de modernidade. 

O Café Lisboa está aberto todos os dias, entre as 12h e as 00h, por isso, qualquer dia da semana é um bom dia para visitar este restaurante. Definitivamente, um local que quero visitar mais vezes, para conhecer mais obras de arte da gastronomia do Chef Avillez. Estamos perante a gastronomia nacional ao seu mais alto nível!


+MYLISBON
INFORMAÇÕES

Horário: Todos os dias entre as 12h e as 00h

Telefone: +351 211914498

Website: www.cafelisboa.pt

Morada: Teatro Nacional de São Carlos, Largo de São Carlos, 23, 1200-410 Lisboa

Vodafone Fibra
LisbonLovers Shop