What's On

Yoga Live Academy

Redescobri o yoga muito recentemente, há cerca de um mês e meio. Praticava yoga enquanto miúda que competia no surf. Na altura o objetivo da modalidade era ajudar na respiração, flexibilidade e descansar entre competições. Hoje o yoga já voltou a fazer parte da minha vida. O papel dele manteve-se parecido. Apenas acrescentaria a palavra equilíbrio. 

O yoga ajuda-me a equilibrar a minha vida tanto profissional como desportiva (corrida). Sabe-me muito bem depois de uns dias de trabalho mais stressantes ou depois de uma prova de corrida exigente praticar yoga. Ainda não consigo encontrar a paz interior para praticar o yoga em casa. Por isso, tenho experimentado alguns estúdios de yoga. 

Um dos estúdios que mais gostei é o Yoga Live Academy. Situado numa rua paralela à Almirante Reis, na zona dos Anjos, a sua localização é muito central. Um espaço acolhedor e quentinho onde o Carlos e a Elizabete muito simpaticamente recebem os praticantes de yoga. Conhecem os nomes de todos os yogis e yoginis que frequentam aquele espaço. Está-se a criar ali uma família de yoga. 

Com uma decoração ao estilo dos spas, a Yoga Live Academy tem duas salas para a prática de yoga, dois balneários e ainda um espaço para massagens. Uma das salas é equipada com aquecedores especiais para a prática de Hot Yoga. Ambas as salas estão direcionadas para uma espécie de pátio interior do prédio pelo que são muito silenciosas. De facto, é raro encontrar estúdios de yoga silenciosos em Lisboa, mas aqui está um! 

Tive a oportunidade de experimentar três tipos de aulas neste espaço. O Hatha/Raja yoga, uma vertente mais tradicional da modalidade foi dada pelo professor Jorge Moreira. Esta aula, de cerca de uma hora, é uma aula onde se trabalha mais a vertente mental do que a física do yoga. As asanas (posturas/movimentos) são muito calmas e permitem concentrar-nos na respiração enquanto alongamos cada músculo do corpo. Praticamos algumas técnicas de respiração como a respiração de fogo, o kapalabhati. Diria que é uma aula "back to basic", sem música. Yoga no seu estado mais puro. Nos momentos de recuperação entre asanas, na Shavasana (Postura do Cadáver), o professor cantava (o chamado "chanting"). Para mim, esta foi das melhores práticas de yoga que fiz em Lisboa. 

Como também gosto da vertente mais física do yoga, de sentir o corpo a trabalhar e a suar, decidi experimentar o Hot Yoga. Uma particularidade do Hot Yoga na Yoga Live Academy é que estas práticas têm a duração de 90 minutos em vez dos habituais 60 minutos. Que delícia! As aulas de segunda-feira e sábado são dadas pela professora Ana Salvador. Numa sala especialmente equipada para Hot Yoga, a temperatura sobe até cerca de 37 graus. As aulas de Hot Yoga com a professora Ana são modernas, não envolvendo muita meditação. 

O professor luso-francês Jean-Pierre de Oliveira é responsável pelas práticas de Hot Yoga Tónico, às quartas-feiras. Esta prática é muito exigente em termos cardiovasculares e musculares e por isso conta com um breve aquecimento com um respiratório de enraizamento – Dirga Pranayama – e um respiratório de concentração e equilíbrio – Anuloma Viloma. Para além de melhorar a condição física e a flexibilidade, o Hot Yoga ajuda a tonificar, a queimar calorias (entre 600 a 900 calorias por aula), a eliminar toxinas, a aliviar o stress e a aumentar a capacidade de concentração. 

Na minha primeira vez na sala da Hot Yoga incomodava-me um pouco o barulho do aquecedor. Mas rapidamente me habituei e na segunda vez já nem liguei nada. Nestas aulas transpiramos bastante, recomenda-se o uso de uma toalha e que nos hidratemos ao longo da aula. Estas aulas são bastante procuradas, ficando a sala bastante bem composta. 

Na Yoga Live Academy, quando a prática terminar, pode-se ficar na sala a alongar ou meditar mais um pouco. Não há pressa. Se quisermos tomar um chá depois da prática, também estamos à vontade. Sinto que o yoga me tem feito muito bem. Já o aplico no meu dia-a-dia, seja no trabalho, nos transportes públicos ou enquanto corro. Sinto-me com mais energia, melhor performance física, e ainda um maior conhecimento do eu. Experimentem!



+MYLISBON
INFORMAÇÕES

Horário: Seg-Sex: 10:00 às 20:00 | Sáb: 10:00 às 13:00

Telefone: +351 969008111

Email: yogaliveacademy@gmail.com

Website: http://www.yogaliveacademy.pt/

Morada: Rua António Pedro Nº 1 - B , 1150-044 Lisboa

Vodafone Fibra
LisbonLovers Shop