What To Do / Comer e Beber

Rabo D'Pexe

Rabo D’Pexe – Uma viagem pelos sabores dos Açores e Japão

A experiência de ser transportada, numa única noite, para dois lugares, tão longínquos e distintos entre si, mas que orgulhosamente partilham a mesma paixão pelo peixe e a arte de o saber preparar.

Não é vulgar ter a oportunidade de ir jantar a um restaurante e ser surpreendida por uma viagem gastronómica que me deixa absolutamente sem palavras - apenas repetidos “hmmm...” que naturalmente escapam de cada vez que sinto a explosão de sabores que cada garfada proporciona.

A carta do restaurante Rabo D’Pexe – situado na Av. Duque de Ávila, em pleno centro de Lisboa - oferece uma gama variada de especialidades absolutamente originais e apelativas, que se baseiam no “mar”, na “terra” e “surf and turf”, que consiste na combinação de peixe e carne num mesmo prato. Porém, a minha atenção focou-se na “inspiração japonesa”, onde o talentoso chef Filipe Rodrigues brinca com os alimentos, como ele próprio me conta, preparando as delícias das ilhas dos Açores com técnicas típicas da cozinha japonesa.

Algumas das suas criações, que foram decerto as minhas favoritas, baseadas nesta fusão luso-nipónica de sabores são: as “ostras com picadinho de ananás e miso”; o “niguiri de sardinha” e, já agora, o “niguiri de salmão e vieira”; e os rolinhos “sakana gunkan de robalo com lapas” e “sakana gunkan de atum e lingueirão”.

Para além da experiência gastronómica em si, tão invulgar e exótica, uma ida ao restaurante Rabo D’Pexe é também marcada, e certamente relembrada, pela elegância que combina a cozinha com o espaço de sala e toda a montra de peixe mas, principalmente, pelo atendimento tão acolhedor e personalizado oferecido por toda a “família”, como a própria equipa se considera. 

O cliente, que facilmente se sente em casa, é convidado a deixar a carta de parte e confiar nas sugestões dos “membros da família”, que possuem um evidente conhecimento das especialidades da casa. 

Recomendo este restaurante, cujo nome se inspira numa das principais vilas piscatórias da ilha de São Miguel, aos verdadeiros amantes da comida e apreciadores de experiências gastronómicas únicas que os façam viajar, neste caso, entre os Açores e o Japão. 





+MYLISBON
INFORMAÇÕES

Telefone: +351 213141605

Email: info@rabodpexe.pt

Website: www.rabodpexe.pt

Morada: Avenida Duque de Ávila, Nº 24B, 1050-083 Lisboa

Vodafone Fibra
LisbonLovers Shop