What To Do / Comer e Beber
Cantinho do Avillez
“O Cantinho do Avillez é um desejo antigo… há muito tempo que queria ter um restaurante assim: um espaço descontraído e confortável, com uma cozinha simples, mas sofisticada, que nos faz querer voltar muitas e muitas vezes.” - José Avillez
Como é bom ver os desejos de alguém tornaram-se realidade, não só pelo facto de nos alentar a esperança de concretizarmos os nossos, mas sobretudo, porque em alguns casos também nos trazem bem estar. Se há coisa que nos faz Feliz, é o aconchego e ao contrario do que possam estar a pensar, não me refiro só a um espaço acolhedor, mas sim a um canto que consegue juntar a isso uma forma soberba de agradar a gula e proporcionar, o dito sentimento de conforto.
Apesar de nos sentirmos em casa, há um espaço externo, localizado no Chiado, que podia ser perfeitamente uma sucursal dos nossos tão apreciados lares: O Cantinho do Avillez, que acaba por traduzir tudo o que já foi sendo dito e por também conseguir proporcionar a reunião natural entre o que é tradição e a modernidade. Sendo a qualidade uma das bandeiras que melhor distingue o chef José Avillez, aqui nada foi deixado ao acaso. A cozinha, maioritariamente de inspiração portuguesa, inclui influências de algumas das suas viagens. A carta oferece uma grande variedade de petiscos, pregos, entradas, pratos e sobremesas, para que a experiência gastronómica possa ser diferente a cada visita. O serviço, simpático e informal, contribui para um ambiente alegre e descontraído.
Por tudo isto, aqui fica uma prescrição medicinal para dias mais soturnos de inverno: Junte um grupo de amigos e aprecie cada recanto da carta deste discreto espaço.
De forma a alimentar a curiosidade, podemos dar a conhecer alguns dos pormenores. Ana Anahory, e Felipa Almeida desenvolveram o design de interiores a partir do conceito proposto pelo chef José Avillez. Recorrendo a diferentes peças que vão desde a utilização de mobiliário antigo, peças coloridas e artigos decorativos alusivos à cozinha, bem como, a reutilização de azulejos nacionais em alguns revestimentos, conseguiram criar um espaço informal, alegre e dinâmico.