What To Do / Tours
Muita gente desconhece que apenas a 30 km de Lisboa é possível viver uma experiência única em capitais europeias. Os turistas procuram muito esta experiência, já há muitos anos. Mas os portugueses será que sabem?
Na zona de Lisboa, muito ocasionalmente podem ser avistados golfinhos no Rio Tejo. No Rio Sado já é bastante comum encontrar golfinhos, nomeadamente golfinhos roazes, aqueles que também vemos nos zoos. O Estuário do Rio Sado, na zona de Setúbal, é um dos poucos estuários onde reside uma comunidade de golfinhos. É de facto um caso particular na Europa, sendo que apenas são conhecidos mais duas comunidades residentes em estuários: uma na Escócia e outra na Irlanda.
No estuário do Rio Sado reside uma comunidade de cerca de 27 golfinhos roazes. Os golfinhos têm vindo a ser acompanhados de perto por uma dos operadores marítimos da zona, a Vertigem Azul. A Vertigem Azul tem vindo a documentar os comportamentos e características de cada um dos golfinhos. Os golfinhos são identificáveis pela sua barbatana dorsal única. Os golfinhos que foram identificados há mais tempo são o “Raiz”, “Negro” e “Mr. Hook”, identificados em 1981 e já têm uma série de filhos e netos.
A Vertigem Azul é um operador marítimo de excelência tendo sido reconhecido pelo seu mérito com a atribuição de vários prémios e selos de qualidade e de respeito pela natureza. O ponto de encontro para os seus passeios de barco é nos escritórios em Setúbal, um espaço muito acolhedor, onde podem ser comprados os bilhetes (que também podem ser adquiridos em www.seabookings.com), souvenirs, bebidas para levar a bordo e dispõe ainda de um espaço didático sobre os golfinhos e o Estuário.
O barco, um catamarã de luxo, bastante estável e indicado para todas as idades, parte das docas a cerca de 200m do escritório. A bordo existe um bar e casas de banho. A viagem de observação de golfinhos é apenas um dos vários programas disponibilizados pela Vertigem Azul. A observação de aves e a “Wine Sunset Party” também são bastantes procurados.
O encontro com golfinhos no seu habitat natural é muito especial e inspirador. É muito diferente do que os zoos e encanta amantes de animais de todas as idades. Sublinho que, como os golfinhos são selvagens, há sempre um pequeno risco de não os conseguir encontrar. No entanto, como os golfinhos são residentes e a equipa da Vertigem Azul muito experiente, há avistamentos de golfinhos em mais de 95% das viagens. A viagem também vale a pena pelas paisagens fantásticas e para aproveitar o sol nas redes do catamarã. Aquando o avistamento dos cetáceos, a equipa da Vertigem Azul explica o seu comportamento e partilha algumas curiosidades sobre os animais.
A observação de golfinhos no Estuário do Sado pode ser feito ao longo de todo o ano. A duração da viagem é de aproximadamente 3 horas, podendo ser ligeiramente mais ou menos, consoante as condições do mar e atmosféricas. Há partidas diárias de Setúbal (9h30 / 14h30) e Tróia (10h00 / 15h00). O preço por adulto são €35 e para crianças até aos 12 anos €20. Recomenda-se a reserva de bilhetes com alguma antecedência para evitar barcos cheios (reservas online em www.seabookings.com). O equipamento sugerido são uma máquina fotográfica, calçado e roupa confortável, um chapéu e protetor solar, fato de banho e toalha, um agasalho e ainda binóculos, se os tiver.
RESERVAR
+MYLISBON